domingo, 20 de dezembro de 2009

Discurso da formatura

Amigos,

Tenho algo muito importante a dizer: “não há amigos”. O que há são almas gentis e caridosas, que estão sempre ao nosso lado, doando sempre muito de si, recebendo sempre um pouquinho de nós, haja o que houver, aconteça o que acontecer, cantando sempre a uma só vós.

Abraão Lincoln, há séculos, já alertava aos oradores para o que, em português, se convencionou chamar de os três ‘esses’: “Sê sincero, sê sucinto e senta-te”. Dando ouvidos a isso, juro que este discurso não será longo, maçante e cansativo. Prometo desenvolver uma idéia sucinta, mas criativa, assim como palavras breves, mas ricas em conteúdo, o que é mais do que um dever de minha classe profissional, que trabalha, em grande parte, com informação - é um direito de todos vocês, ouvintes. Cessem os passos, cessem as vozes, cessem os movimentos!

O que mais vale para o ser humano é sua palavra - mais até do que o dinheiro, do que o ouro ou do que quaisquer bens materiais. O dinheiro, o ouro, enfim, a riqueza material é passageira, mas o respeito pelo indivíduo de palavra permanece para sempre; as palavras voam com o vento e se perdem facilmente, mas o indivíduo de palavra é o caminho, a verdade e a vida. Acabamos de fazer, minha turma e eu, nosso juramento como profissionais de Informática, demos nossa palavra de honra a todos, firmamos compromisso.

Agora, neste momento, sem nos desfazer do que já dissemos, e, acredito, em comum acordo com a opinião de grande parte dos que aqui se formam, sentimo-nos obrigados a pedir a Deus, ou ao Universo, ou à força da natureza que nos guarde e resguarde. Assim, poderemos, não somente expressar, hoje, por meio de palavras e de juramentos, nosso compromisso com a ética e a moral da profissão, mas mostrar, amanhã, e sempre, por meio de gestos e de atitudes, nossa vontade de fazer a diferença. Cessem os passos, cessem as vozes, cessem os movimentos!

Ingressamos na Politécnica como simples alunos do curso de Informática e, agora, vemo-nos como técnicos. Sonhamos. Realizamos. E, durante nossa convivência, foram tantas emoções, brigas e discussões; foi tanta alegria, festa e folia. Foram casos e acasos. Acasos nem sempre por acaso e casos raros de se ver. Ah, quem poderá esquecer-se da loira e do português inteligentes?! Inteligentíssimos! E o baiano ligeiro? Esse, ninguém vai esquecer. Gente finíssima. Ah, só a Informática tem disso. Quem não se lembra do LP, que, já há algum tempo, foi substituído pelo DVD. É a Informática. No começo, sempre há tropeço; mas, no final, vitória. Pôr isso é que estamos, hoje, celebrando nossa formatura.

Particularmente, minha turma e eu queremos agradecer a algumas pessoas muito especiais, que se esforçaram bastante para que chegássemos até aqui, enfrentaram problemas e dificuldades conosco, com coragem e persistência, sem desistir jamais. Sem elas, não teríamos conseguido. Queremos agradecer a nós mesmos. Como dito antes - e todos hão de concordar - o esforço, o enfrentamento, a coragem e a persistência dessas “pessoas especiais” foram fatores importantíssimos para que chegássemos até aqui.

Ainda no ritmo de agradecimento, lembramos nossos familiares, amigos, professores e todos aqueles que contribuíram direta e indiretamente para nossa formação. Cessem os passos, cessem as vozes, cessem os movimentos!

E, para começar com o pé direito a vida de profissional de Informática, em tempos de juramentos e de compromissos, retiramo-nos daqui, reafirmando nosso juramento, com a certeza de duas promessas cumpridas, conosco e com vocês, e de mais um compromisso firmado - conosco e com a sociedade:

1º - Estamos aqui, hoje, somente porque obedecemos, durante dois anos, a uma rígida disciplina diária, estudando e nos dedicando com esforço e vontade de vencer;

2º - O discurso, como prometido, não machucou nem, sequer, despertou o sono de ninguém;

3º - Faremos de tudo para que as palavras proferidas nesta noite sejam, daqui a algum tempo, reconhecidas por todos, não só como discursos escritos ou palavras ao vento, mas como fatos concretos, oriundos de gestos e de atitudes de homens e de mulheres de palavra.

Andem! Falem! Movam-se! O futuro nos espera. Boa sorte a todos. Obrigado.

2 comentários:

  1. Tu é um 171 do cão em edivam, colocor o texto da formatura no blog só para ganhar aldiencia de vizitantes né. seu mané rsrsrsrs
    abraços... george

    ResponderExcluir
  2. Não exatamente.É uma forma de todo mundo poder acessar e copiar sem eu ter que ficar anexando e mandando por e-mail pra cada um. RSRSRSRS

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário aqui. Será muito útil saber sua opinião sobre o conteúdo deste blog.